João foi campeão do Desafio CESB quando conseguiu uma produtividade de 122,99 sacas de soja por hectare em uma propriedade rural onde a média da lavoura era de 60 sacas/hectare.
Aos 26 anos, o engenheiro-agrônomo João Dantas já se tornou um consultor com experiência e vai, cada vez mais, aprofundando no conhecimento e disseminando boas práticas de manejo químico, físico e biológico do solo. Este grande pesquisador será mais uma atração do 17° Simpósio da Soja Copasul, que acontece no próximo dia 21 de agosto, no espaço M&H Eventos, em Naviraí.
Ao público do Simpósio, João Dantas encaminhou o convite. “Venho convidar a todos que possam participar do Simpósio da Soja Copasul. Será um evento muito show, com certeza com palestras muito produtivas”, disse. João, especialista no manejo de solos em soja, algodão e milho ministrará palestra sobre o tema “Manejo de solos para alta produtividade”.
João foi campeão do Desafio CESB prestando serviço para Elizana Paranhos, no ano de 2014. Após aplicar técnicas de manejo de solo a produtividade foi de 122,99 sacas de soja por hectare em uma propriedade rural no interior de São Paulo. Antes, a produtividade média da lavoura era de 60 sacas/hectare.
Em parceria com a Bayer Crop Science, Dantas manteve projeto com mais de 120 produtores no Cerrado, com estudos que elevaram a média de produtividade em mais de 20 sacas por hectare. A parceria continua, mas com novos projetos.
“A gente tenta aplicar práticas agronômicas não convencionais em manejo de solo, manejo foliar, manejo populacional de plantas. Eu aprendi muito com o Desafio, entendi como as áreas campeãs produzem bem, por causa do trabalho de levantar os dados técnicos dessas áreas”, afirmou o consultor à Revista CESB.
Simpósio
O 17° Simpósio da Soja Copasul terá, além de João Dantas, o jornalista João Batista Olivi, um dos mais confiáveis e renomados profissionais do jornalismo agropecuário brasileiro. Ele trará um panorama sobre “O rumo do agro no atual Governo brasileiro”, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Dini Andreote, que vai falar sobre “Microbiologia do solo, abordando a estruturação microbiológica do solo, o efeito da agricultura sobre este sistema, as práticas de manejo para um melhor desempenho da microbiologia do solo e os princípios da avaliação da qualidade biológica do solo”.
Ainda serão palestrantes o professor doutor Gustavo Pazzetti Ordonez, que falará sobre “Manejo fisiológico para equilíbrio funcional de cultivos” e João Augusto Lopes Pascoalino, coordenador técnico e de pesquisa do programa Soja Brasil, que ministrará a palestra “Como construir um ambiente de alta produtividade”. Luciana Martins, diretora da MPrado Cooperativas trará o tema “Gestão 4.0: Seja maestro da sua propriedade agrícolas”.
Este ano, o evento será no espaço M&H Eventos, na Avenida Amazonas, atrás do Royal Park Residence. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local no dia do evento, ou antecipadamente pelo site da Copasul – www.copasul.coop.br – onde está disponibilizado um link aos interessados.
O Simpósio é uma realização da Copasul com o apoio do Sistema OCB/MS e Tapioca Copasul. O patrocínio é das marcas Yara, Bayer, Corteva/Dow, KWS, Stoller, Nufarm, Adama, UPL e BASF, Cropchem, Jotabasso, Agricom Seeds, Grupo Vittia, Biosoja, Inquima, Agrocete, Timac, Mosaic, Fertipar, Soesp e Super Bac.