O engenheiro agrônomo João Paulo Sá Dantas foi premiado, no ano passado, após aplicar técnicas de manejo de solo que geraram produtividade de 122,99 sacas de soja por hectare em uma propriedade rural no interior de São Paulo. Antes, a produtividade média da lavoura era de 60 sacas/hectare.
Com isso, João Paulo se tornou campeão sudeste do prêmio Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), aos 21 anos de idade. No próximo dia 23 de julho, sábado, será um dos palestrantes da etapa de Rio Brilhante do Circuito Aprosoja 2016.
Palestra no Circuito
No evento, o agrônomo vai compartilhar conhecimento com produtores rurais, profissionais do agronegócio e estudantes no Sindicato Rural do município. A entrada para o evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/IWdtc0, ou no site da Aprosoja/MS: www.aprosojams.org.br.
Além de João Paulo, que falará sobre manejo de solo e defesa vegetal, o evento também receberá Mauro Osaki, que falará sobre gestão de propriedade e custos de produção.
Especialista da Esalq-USP
Também engenheiro agrônomo, Osaki é mestre em Ciência Econômica Aplicada pela Escola Superior da Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. O palestrante é técnico-especialista superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).
Além disso, seus estudos se concentram na área de gestão de propriedade rural e análise do panorama de mercado de insumos agrícolas. É membro do Agri Benchmark Cash Crop, entidade apoiada pelo Instituto Johann Heinrich Vvon Thünen-Institut (vTI), da Alemanha.
Inscrições
Os interessados, além de optarem pela inscrição online, podem se inscrever no Sindicato Rural de Rio Brilhante, que fica na Rua Trajano Roberto, s/n – Parque Industrial, em Rio Brilhante. O telefone para contato é (67) 3452-7320. Além disso, As inscrições são gratuitas.